quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CLUBE DO CAPITÃO AZA - TV TUPI (Canal 6 do Rio de Janeiro e Canal 4 de São Paulo)- DE 1966 A 1979



"Alô,alô Intelsat 4,alo alo Embratel,alô alô Sumaré: Aqui fala o Capitão Aza,comandante-em-chefe das forças aéreas infantis do Brasil" Era com essa frase que em 1966,a TV TUPI DO RIO DE JANEIRO(canal 6)colocou no ar um novo ídolo infantil. Se a REDE GLOBO tinha o "Capitão Furacão",o velho lobo do mar,a TV Tupi tinha o "Capitão Aza",que dominava a programação da tarde na TV trazendo desenhos,seriados e ensinando lições de cidadania e bons exemplos as crianças.
Criado numa época regida pela ditadura,o personagem de capacete branco(LARANJA QUANDO A TV FICOU EM CORES)com um "A" sobre asas,roupa da aeronautica,e Ray-Ban escuros vivido pelo ator Wilson Vianna,foi inspirado num antigo aviador chamado Azambuja,daí o "Z" da aza. Em seu programa eram exibidos desenhos de Hanna & Barbera e seriados,o que garantia a REDE TUPI DO RIO DE JANEIRO,uma audiencia maciça nos fins de tarde.
Dentre os desenhos da atração estavam:SUPER DÍNAMO,SHADOW BOY,KIMBA - O LEÃO BRANCO,SUPER HOMEM DO ESPAÇO,CYBORG 009,FANTOMAS,GUZULA,A PRINCESA E O CAVALEIRO,A PANTERA COR DE ROSA,GRUMP - O FEITICEIRO,COBRINHA AZUL,A FORMIGA E O TAMANDUÁ,BOM BOM E MAU MAU,PERNALONGA,PICAPAU,TOM & JERRY,ANJO DO ESPAÇO,JERRY LEWIS,O SUPER PRESIDENTE,VIAGEM AO CENTRO DA TERRA,GILLIGAN,MILTON O MONSTRO,SUPER SEIS,ESQUADRÃO ARCO-ÍRIS,ARCHIE SHOW,SABRINA,PINÓQUIO (desenho japones que fazia todas as crianças chorarem quando acabava um ou outro episodio)e os seriados:BATMAN,JEANNIE É UM GÊNIO,A FEITICEIRA,LANCELLOT LINK,ULTRAMAN,ULTRA SEVEN,ESPER,ROBÔ GIGANTE,VINGADORES DO ESPAÇO
Porem as maiores audiencias eram dadas pelo desenho SPEED RACER e pelos desenhos "desanimados"do CLUBE DOS HERÓIS MARVEL :O PODEROSO THOR,CAPITÃO AMÉRICA,HOMEM DE FERRO,NAMOR - PRINCIPE SUBMARINO E O INCRIVEL HULK,alem do SUPER ROBIN HOOD.

O "Capitão Aza",saiu do ar na TUPI em 1979. Nessa época a emissora já estava indo a falencia e o personagem deu uma justificativa a sua saida: disse que partiria para uma missão espacial. wilson Vianna recebeu um convite para voltar com o seu programa na TVS - SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO,em 1980 mas,recusou por alegar cansaço. Participou dos filmes dos Trapalhões: ATRAPALHANDO A SUATE - 1983(filme com Dedé,Mussum e Zacarias que estavam brigados com Renato Aragão) e OS TRAPALHÕES E O MÁGICO DE ORÓZ - 1984 (que marcou a reconciliação do quarteto). Um momento da carreira do Aza aconteceu em 1976,durante o Programa Sílvio Santos na Rede Tupi,quando fez questão de entregar ao Sílvio no palco,o "Troféu Capitão Aza" de melhor apresentador de TV segundo a opnião das crianças. Wilson faleceu em 2003,aos 76 anos de idade. Sem duvidas ele foi um dos maiores idolos infantis da TV que merece ser lembrado aqui no Blog do JUBINHA - JULIO CESAR

Nenhum comentário: