segunda-feira, 11 de abril de 2011

REALENGO - CENÁRIO DE UMA TRAGÉDIA QUE O BRASIL NÃO IRÁ ESQUECER

Na manhã de quinta-feira(07/04),ao ligar a TV eu me deparei com um tumulto generalizado. no rádio,na TV se falava do mesmo assunto. o local:bairro do Realengo(Real Engenho para os íntimos),zona oeste do Rio de Janeiro.O lugar:Escola Municipal Tasso da Silveira. aquela fatidica manhã em que um rapaz de 23 anos que dizia ser palestrante,entrou na escola e atirou em varias crianças e jovens,a maioria meninas. Saldo: 12 mortos,14 feridos(tres em estado grave) e o suicídio do proprio rapaz. Chorei com a dor e a tristeza dos pais dessas crianças que tiveram suas vidas e seus sonhos destruidos sem terem algo a ver com a situação desse cidadão. Deus deve ter pena desse rapaz pelo que cometeu. Eu penso assim,o que leva uma pessoa dessa natureza a cometer tudo isso? fanatismo religioso,estado cada vez mais forte de uma doença mental ainda que inofensiva,ou o simples fato de que na infância sofreu tanto em casa como na escola com varios complexos de inferioridade?

ontem durante a missa onde eu frequento todo domingo,o Padre Henúbio Pinto dos Santos,paroco da igreja onde frequento,deu uma carta escrita por ele em que expõe como eu exponho agora todo o seu pesar a essas mães e pais e eu embora não seja pai ainda me boto na posição deles.

o rapaz Wellington Menezes de Oliveira,de 23 anos foi o autor do atentado. Em entrevista a rádio Band News FM,a irmã do jovem,Rosangela(49 anos) contou um pouco da situação do jovem:a mãe que sofria de doença mental o teve na clinica psiquiatrica onde era internada, Wellington foi adotado pela tia,mas nunca teve um contato direto com a família. não tinha amigos,não tinha garotas,a juventude dele teria tudo para ser sadia como a de outros meninos e meninas de sua idade se não fosse por um detalhe: seu unico amigo era a Internet e o computador.

a atitude estranha do rapaz se tornou nítida dois anos após a morte da mãe.

Antes de sair para atirar e ceifar sua vida e dos demais ele em um tom fanático religioso,beirando o psicótico escreveu uma ultima carta em que diz dessa forma:

"Primeiramente,deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas,somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas ou seja,nenhum fornicador ou adúltero podera ter um contato direto comigo,nem nada que seja impuro poderá tocar o meu sangue,nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem permissão,os que cuidarem do meu sepultamento deverão retira toda minha vestimenta,me banhar,me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que esta enesse predio ...

e termina a carta alem de dizer que vai deixar seus bens para os menos carentes dizendo:

"Se não cumprirem o meu pedido,automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos seus pais,o que prova que voces não tem consideração pelos nossos pais que já dormem,eu acredito que voces tem consideração pelos pais e provem isso fazendo o que eu pedi"

Onde a gente erra na educação dos nossos filhos sobre isso? Onde ele falhou no que viveu e no que sofreu? a nós só nos cabe rezar por essas meninas e meninos pelas almas deles e parar para pensar que nós realmente não estamos seguros no nosso ambiente de estudo. Até quando vamos ver casos chocantes como esse?

até quando...?

Nenhum comentário: