quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SOLIDARIEDADE PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O que se tem visto ultimamente nos telejornais,na internet e na imprensa mundial como todo foi o drama e a realidade triste e cruel de uma região de serra do Estado do Rio de Janeiro que foi castigada,surrada,destruida. Resultado das fortes chuvas que assolaram a Região Sudeste do país nas últimas semanas.

Imagens que chocam,que entristecem,que nos faz pensar em tudo isso.

Teresópolis,Petrópolis e Itaperuna,foram as cidades que mais sofreram e até hoje sofrem com tudo isso. Quantas pessoas que perderam suas casas,perderam tudo aquilo que conquistaram com o sangue e o suor do seu trabalho,que perderam quem eles realmente amavam. Pais que perderam seus filhos,e vice-versa. Maridos que perderam suas esposas e vice-versa. Já se contabilizaram ao todo até agora mais de 830 pessoas que morreram em baixo daquela força violenta das águas que destruiram casas,carros,sonhos e vai ser dificil reconstruir tudo isso.

Vou citar pra voces tres histórias de vidas que foram salvas em meio ao cenário apocalíptico e de deploração deixados naquela região serrana:

Um bebê de seis meses de vida que foi resgatado em meio aos esconbros na cidade de Nova Friburgo.Nícolas foi salvo sem nenhum dano pelos oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio. Meia hora depois,o pai do garoto,Wellimgton Silva Guimarães,de 25 anos tambem foi resgatado com vida após ficar mais de 15 horas soterrado com o filho nos braços. No momento eles estavam na casa da sogra de Wellington. A mãe da criança infelizmente morreu. Foi um verdadeiro re-acordar da vida essa história.

Entre as pessoas resgatadas está a história da Tainá Medieiros,uma adolescente de 15 anos que teve um novo recomeço para a sua vida. Grávida de oito meses,a jovem foi resgatada pela repórter Beth Lucchesi da TV Globo,que estava a bordo do GloboCop na ocasião pousando num campo de futebol da cidade de Teresópolis. O helicóptero da emissora a levou para um hospital municipal onde horas depois,Tainá deu a luz a um menino de nome Marcos André. Uma vida que nasce em meio a tragédia.

Mas a história mesmo que emocionou de verdade foi a da dona de casa Ilair Pereira de Souza,53 anos na cidade de São José do Vale do Rio Preto. Abrigada na casa do irmão junto com dois cachorros,Ilair precisou deixar o local depois que a fúria das aguas invadiu e destruiu a residencia onde morava. O herói dessa história de heroismo foi o vizinho Daniel Lopes de 28 anos que pegou uma corda e laçou Ilair junto com um de seus cães de nome Beethoven. Ao içar a dona-de-casa,Daniel teve os pés machucados.
Graças ao esforço conjunto dos moradores do prédio de 10 andares,Dona Ilair foi salva,porem o cãozinho foi levado embora pela correnteza. Ele chegou a agarrar o braço de sua dona com os dentes mas isso não foi possivel.A atitude do resgate foi noticia tambem pela rede de televisão estado-unidense CNN

Defesa Civil,O exército,marinha,aéronautica,o governador do Rio Sérgio Cabral Filho e o governo federal são alguns dos que fazem sua parte para ajudarem as vítimas. Você que fica aí parado lendo esse post,e pensa:
Eu não posso fazer nada sobre isso...

Pode fazer sim e eles precisam até mais e melhor que a gente nessa hora.Mandar dinheiro pode até ser...
Você já olhou seu guarda-roupa? vê quantas roupas que estão aí paradas de canto que vc,seus filhos,sua mulher,seu marido não usam:calças,camisas,roupa íntima,blusas de frio,roupas de brincar das crianças,se não está mais servindo para vocês,para eles servem.

Na sua dispensa:arroz,feijão,macarrão,açucar,café,leite em pó enfim,eles precisam mais do que voce precisa,do que eu preciso.

Se todos nós descruzarmos os nossos braços e ajudarmos vai valer o dia de hoje.

Postos rodoviarios,supermercados,e abrigos de diversas partes do pais estão recebendo donativos para ajudarem as vítimas da região serrana do RJ. Os desabrigados e desalojados precisam de: Água potável,alimentos,roupas,colchões,colchonetes,cobertores,produtos de limpeza(sabão em pó,detergente,cândida...)e higiene pessoal(sabonete,desodorantes,creme dental,sabonete para a higiene intima feminina...),fraldas descartáveis e remédios.

CONTA PARA DOAÇÕES EM DINHEIRO

S.O.S. TERESÓPOLIS - DONATIVOS

BANCO DO BRASIL

C.N.P.J.:29.138.369/0001-47
Agencia:0741-2
c/c:110000-9

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

c/c :2011-1
agencia: 4146

OUTRAS CONTAS PARA DOAÇÃO

PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO/RJ

BANCO DO BRASIL
Agencia: 0335-2
Conta: 120.000-3

DEFESA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Agencia: 0199
Operação: 006

FUNDO EST. ASS.SOCIAL DO EST.DO RJ
C.N.P.J.:02932524/0001-46
BANCO ITAÚ
Agencia: 5673
Conta:00594-7

CAMPANHA S.O.S. SUDESTE - CNBB E CÁRITAS BRASILEIRA
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Agencia: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

BANCO DO BRASIL
Agencia: 3475-4
Conta:32.000-5

Nas paroquias e nas portarias dos estadios de futebol estão sendo aceitas as doaÇões para as vitimas da catastrofe. Nos Batalhões da PM do estado de SP tambem estão aceitando as doações
Conta: 2011-0

Nenhum comentário: