segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO - SANTOS,GEMEOS E CURADORES

São Cosme e São Damião,os santos gemeos,morreram em cerca de 300 a.C. Sua festa é comemorada no dia 27 de Setembro,mas somente a igreja católica comemora essa data um dia antes em 26 de Setembro pois,no dia 27 é celebrado segundo o calendário religioso o dia de São Vicente de Paulo

A HISTORIA DOS SANTOS

Há relatos que atestam que os dois irmãos nasceram na Arabia de uma familia cujo os pais eram cristãos no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Pássio. Estudaram medicina na Síria e foram praticar em Egéia. Eles diziam:
Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e do seu santo poder
Exerciam a medicina em Síria,Egéia e na Ásia Maior mas nunca aceitaram nenhuma recompensa em troca do seu ofício. Eles eram conhecidos como anárgiros isto é:inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria porem,é desconhecida a forma exata como eles morreram. Perseguidos por Deocleciano,foram trucidados e tiveram seus corpos transportados por seus fieis até Roma.
Foram sepultados no maior templo á eles dedicado,feito pelo Papa Félix IV(526 - 30),na Basilica no forum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião

VERSÕES PARA SUAS MORTES

São muitas as versões para as suas mortes,mas nenhuma delas foram comprovadas em documentos históricos. Uma dessas fontes diz que os dois irmãos eram bondosos e caridosos e por isso foram amarrados e lançados no despenhadeiro pelos soldados sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos romanos. Em outra fonte,relata-se que na primeira tentativa de morte,eles foram afogados mas salvos pelos anjos,foram queimados mas o fogo não tocou eles,foram apedrejados porem as pedras voltaram para trás sozinhas e por fim morreram degolados.

CURAS E MILAGRES

Contam-se que eram confiantes em Deus,que oravam e obtinham curas incriveis,tanto que eles se consideravam
Santos dos Pobres
A partir do século V,os milagres de cura atribuido aos gemeos fizeram com que eles passasem a se considerar médicos e tambem patronos dos cirurgiões.Segundo a crença popular,apareciam em forma de matéria para as crianças que eram vítimas constantes da violencia . Ao gemeo Acta(Cosme),o milagre da levitação e a Passio(Damião) o dom da tranquilidade,da aceitação de seu martirio.

A RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

No Brasil,o dia de Cosme e Damião é celebrado de certa forma pelo Candomblé,Batuque,Xangô do Nordeste,Xamba e pelas casas de umbanda onde são associados aos ibejis,gemeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer que fosse o pedido que lhes fosse feito em troca de doces ou guloseimas. O significado do nome Cosme é "enfeitado" e Damião "popular"

No dia 27 de Setembro,estas religiões celebram a data enfeitando seus templos com bandeirinhas,bandeirolas,bexigas e desenhos tendo como costume (principalmente no Rio de Janeiro,onde milhares de crianças saem as ruas a procura dos agrados)a tradição de entregar doces,refrigerantes,bolo,salgadinhos e brinquedos(bola,boneca,carrinho,etc...). Mas voces sabem como surgiu esse hábito?

Reza a lenda que,na Umbanda se Cosme e Damião foram gerados primeiro e sua mãe desse a luz pela segunda vez a um unico menino,esse menino seria considerado "Doum"(personagem que surgiu na religião afro-brasileira),ou seja faria companhia a seus outros dois irmãos mais velhos.Se fosse meninas gemeas,elas seriam chamadas de "Liana" e "Damiana" e ainda se nacesse uma terceira menina depois ela tambem se chamaria "Damiana".

PADROEIRO: Cabeleireiros,Barbeiros,farmaceuticos e Faculdades de Medicina
PROTETORES:Orfanatos,doceiras,filhos em casa,creches,contra a peste e a hérnia
SIMBOLOS: Caixa com unguentos(bálsamos),frascos de remédios e folha de palmeiras

Essa é uma data marcada na cultura popular do Brasil que deve e precisa ser respeitada não importando se é ou não religioso. Por isso eu quero compartilhar com voces a poderosa oração de São Cosme e São Damião. Se voces quiserem passem para os seus amigos e familiares:

ORAÇÃO PODEROSA A SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

São Cosme e São Damião,que por amor a Deus e ao próximo,vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes,abençoai os médicos e os farmaceuticos,medicai o meu corpo na doença efortalecei minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocencia e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.
Que a alegria da consciencia tranquila que sempre vos acompanhou,repouse tambem em meu coração.
Que a vossa proteção São Cosme e São Damião,conserve meu coração simples e sincero para que sirvam tambem para mim as palavras de Jesus:

Deixai vir a mim os pequeninos,pois deles é o reino dos Céus
São Cosme e São Damião Rogai por Nós
Rezar um Pai-Nosso,uma Ave-Maria e fazer o sinal da cruz

Que São Cosme e Damião e Doum possam abençoar a todos. Celebrem mais,comemorem mais pois isso é cultura nossa,do Brasil. Já dizia o saudoso dramaturgo e escritor Plínio Marcos:
Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressões mais autênticas,jamais será um povo livre

VIVA COSME E DAMIÃO E DOUM!

Nenhum comentário: